Você sabe o que são carboidratos?

Os carboidratos são nutrientes, responsáveis principalmente pelo fornecimento de energia para o organismo e que são constituídos por blocos de estruturas de carbono, oxigênio e hidrogênio.

Engana-se quem pensa que os carboidratos são os vilões da perda de peso e que toda boa dieta necessariamente vai precisar restringir o consumo de carboidratos!

De acordo com a sua estrutura, os carboidratos são divididos em grupos e é isso que determina a velocidade de absorção e utilização que terão.

Entenda um pouco mais sobre os grupos:
• Carboidratos simples: são formados por estruturas pequenas (glicose, frutose, sacarose) e são encontrados principalmente nos alimentos doces e nas massas: açúcar, mel, balas, arroz e macarrão refinados e outros. Por sua pequena estrutura, são rapidamente digeridos e absorvidos, o que pode levar a uma grande alteração dos níveis de glicose no sangue (glicemia). Podem ser imediatamente utilizados para produção de energia ou estocados (principalmente no fígado e nos músculos) para uso posterior, conforme a necessidade.

• Carboidratos complexos: são formados pela união de várias estruturas de carboidratos, geralmente associados a fibras; por isso têm digestão mais lenta. São encontrados nos grãos integrais. A absorção gradual desses carboidratos é capaz de não causar grandes alterações na glicemia e garantir energia ao organismo por um maior período. Após absorvidos, assim como os carboidratos simples, podem ser imediatamente utilizados ou estocados.

Com isso, pode-se concluir que a escolha dos carboidratos na dieta deve ser muito mais baseada na qualidade que na quantidade!

Logo, é bom dar preferência sempre aos grãos e massas integrais. A digestão dos carboidratos complexos e das fibras será mais lenta que a dos grãos refinados, isso vai controlar melhor a glicemia e dar a sensação de saciedade mais rapidamente (o que faz com que se coma menos).

Outros alimentos que também devem ser escolhidos pelos carboidratos são as frutas e hortaliças que, apesar de terem em sua composição alguns carboidratos simples, pela presença de fibras também apresentam digestão mais lenta e menor índice glicêmico.

Alimentos ricos em açúcares devem ser evitados, por isso tente não fazer do consumo de doces uma prática diária.

A boa escolha dos carboidratos da dieta pode ser decisivo para a saúde e perda de peso!

Para outras orientações nutricionais e elaboração de um plano alimentar individualizado, procure um nutricionista!

0 comments

Leave a reply